Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por
Imagem da
Universidade de Itaúna (RadioUIT)
Prova de Seleção - 2015/2016
Detalhamento do Processo Seletivo
Metodologia
– Determinação da Nota Final
Avaliação
teórica da primeira etapa
Nota
máxima ..........................................................................................................................20
pontos
Nota
mínima ...........................................................................................................................12
pontos
Distribuição
da Pontuação da Avaliação Teórica
Questão
|
Valor
|
Questão
|
Valor
|
1
|
1,0
|
4
|
5,0
|
2
|
2,0
|
5
|
8,0
|
3
|
2,0
|
6
|
2,0
|
Observações:
A avaliação teórica está demonstrada em
anexo com as respostas possíveis, no documento de título (Prova de Seleção
Teórica), em anexo ao presente texto.
A questão 1 refere-se ao conhecimento
mínimo sobre radiologia. Respostas incorretas, incoerentes ou sem coesão foram
consideradas incorretas.
A questão 2 refere-se a um dos conceitos
chave do material de referência para a avaliação teórica. A questão permitiu
variáveis níveis de gradação da qualidade da resposta.
A questão 3 refere-se a um dos conceitos chave
do material de referência para a avaliação teórica. A questão permitiu
variáveis níveis de gradação da qualidade da resposta.
Acadêmicos que concluíram ou estavam em
curso da disciplina de Imaginologia receberam avaliação mais criteriosa para as
questões 2 e 3. Para os demais candidatos, foram penalizados os casos de
respostas incorretas, incoerentes ou sem coesão.
A questão 4 possuía 5 subitens,
baseando-se na capacidade do acadêmico de localizar as lesões intratorácicas
baseado na interpretação do material disponibilizado. Os subitens b e c
permitiam duas respostas possíveis, os outros, apenas uma resposta possível.
A questão 5 possuía 8 subitens,
baseando-se na capacidade do acadêmico de compreender patologicamente o
conceito de broncograma aéreo e sua aplicação na radiologia torácica, sendo
totalmente baseado no material disponibilizado.
A questão 6 possuía 2 subitens,
baseava-se na capacidade do acadêmico de dissertar sobre os achados
radiológicos ou patológicos que justificassem duas das respostas da questão
anterior. Doenças consideradas no grupo errado foram penalizadas. Foram
penalizadas descrições incorretas, incoerentes ou sem coesão.
Avaliação
teórica da primeira etapa
Nota
máxima ..........................................................................................................................20
pontos
Nota
mínima ...........................................................................................................................12
pontos
Observações:
A pontuação da entrevista baseava-se na
média obtida das três avaliações realizadas durante a entrevista: Orientadora,
Presidente e Vice-Presidente (Tesoureiro). A explicação sobre a pontuação e
distribuição dos pontos encontra-se no documento de título (Modelo de
Questionário e Quesitos para Correção da Entrevista), em anexo ao presente
texto.
(Prova de Seleção Teórica)
2015/2016
1.Descreva os
quarto padrões básicos de densidades radiológicas, por ordem crescente de
índices de atenuação.
2.Defina o
Sinal da Silhueta e seu uso.
3.Descreva o
Sinal do Broncograma Aéreo.
4.Localize a
lesão pulmonar de acordo com a borda apagada/obliterada para os seguintes
casos:
a. Pneumonia
obliterando borda cardíaca esquerda;
b. Consolidação
oblitera botão aórtico (arco aórtico);
c. Consolidação
na base direita que não apaga borda do coração, mas apaga outra estrutura;
d. Consolidação
na base pulmonar direita obliterando o coração;
e. Pneumonia
obliterando a aorta descendente.
5.Nas
situações abaixo, ocorre ou não formação de broncograma aéreo?
f. Pneumonia
bacteriana (lobar);
g. Pneumonia
tuberculosa;
h. Todos
os brônquios cheios de secreção em lobos consolidados;
i.
Enfisema pulmonar;
j.
Asma;
k. Atelectasia
inicial (colapso pulmonar);
l.
Bronquiectasia;
m. Lesão
torácica extrapulmonar.
6.Escolha duas
situações da questão acima e justifique a resposta.
Respostas Esperadas
1.Gás (ar), gordura,
tecidos moles (líquido) e metal ou Gás, gordura, tecidos moles, osso e metal.
2.O sinal da
silhueta consiste na perda da interface anatômica entre duas estruturas devido
a perda do gradiente de atenuação entre elas. Seu uso baseia-se na possibilidade
de localizar lesões intratorácicas por meio de uma radiografia em PA.
3.O sinal do
broncograma aéreo consiste na visualização de brônquios aerados devido acúmulo
de secreção ou colapso de brônquios adjacentes.
4.Repostas
possíveis:
a. Língula
b. LSE/LIE
c. LID
d. LM
e. LI/LIE
5.Formam
broncograma aéreo: a, b e f
6.Várias
respostas possíveis.
(Modelo do Questionário e Quesitos para Correção)
CANDIDATOS
|
|
|||
Bianca Lisa de Faria
Bruno Augusto Pereira Nogueira
Santos
Felipe Antônio de Oliveira
Fernando Astrogildo de A. P.
Braconense
Geny Tranin
|
Henrique Fernandes Cambraia
Ribeiro
Maria Eliza Machado Romeros
Saryta Layla Castro Silvas
Thássia Ferreira
Túlio Henrique da Cruz
|
Prova
Escrita
0/20
|
NOTA
0/20
|
|
PERGUNTA
|
AVALIAÇÃO DO CANDIDATO
|
PONTUAÇÃO PERGUNTA
|
PONTUAÇÃO CANDIDATO
|
|
1.
Qual
seu principal interesse em tornar-se um membro da liga?
|
Quesito
avalia interesse e comprometimento esperado em relação à liga de radiologia.
|
2,0
|
0-2,0
|
|
2.
Que
vantagens você enxerga em, possivelmente, ser integrante da liga?
|
Quesito
avalia a possibilidade de dedicação do candidato em relação às atividades da
liga de radiologia.
|
3,0
|
0-3,0
|
|
3.
Qual
seu nível de conhecimento acerca da Língua Inglesa/Outro idioma? Você teria
algum problema em ler e dissertar acerca de um artigo científico em inglês?
|
Quesito
avalia as práticas do candidato em línguas estrangeiras. Devido as
publicações de maior fator de impacto serem internacionais, o domínio de
outros idiomas contribui na pesquisa e extensão científica.
|
2,0
|
0-2,0
|
|
4.
Qual
seu nível de interesse na área científica, em termos de publicações de
artigos científicos e realização de projetos de pesquisa? Justifique
|
Quesito
avalia a capacidade do candidato em compreender a importância da prática
médica baseada em evidências (MBE) base do raciocínio clínico contemporâneo.
|
3,0
|
0-3,0
|
|
5.
Qual
a importância de um projeto de extensão? É importante que haja um projeto de
extensão, na área da radiologia ou patologia, na região de Itaúna?
|
Quesito
avalia o conhecimento sobre as modalidades de projeto de pesquisa e extensão
e metodologia do trabalho científico, pois isso permite maior interação
ambiente acadêmico e sociedade.
|
2,0
|
0-2,0
|
|
6.
Qual
a importância da Radiologia/ Diagnóstico por Imagem atualmente?
|
Quesito
avalia a compreensão das práticas em radiologia para a determinação do
diagnóstico e terapêutica do paciente.
|
5,0
|
0-5,0
|
|
7.
De
que maneira um bom conhecimento teórico-prático da Anatomia Patológica pode
ser benéfico para o estudo e melhor compreensão das patologias e do
diagnóstico por imagem?
|
Quesito
avalia a compreensão do candidato sobre as implicações das correlações
anatomia-patologia-clínica-radiologia como base das melhores práticas
clínicas baseadas em evidências.
|
3,0
|
0-3,0
|
|