segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Avaliação do Processo Seletivo

Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da
Universidade de Itaúna (RadioUIT)
Prova de Seleção - 2015/2016
Detalhamento do Processo Seletivo
Metodologia – Determinação da Nota Final
Avaliação teórica da primeira etapa
Nota máxima ..........................................................................................................................20 pontos
Nota mínima ...........................................................................................................................12 pontos

Distribuição da Pontuação da Avaliação Teórica
Questão
Valor
Questão
Valor
1
1,0
4
5,0
2
2,0
5
8,0
3
2,0
6
2,0
Observações:
     A avaliação teórica está demonstrada em anexo com as respostas possíveis, no documento de título (Prova de Seleção Teórica), em anexo ao presente texto.
A questão 1 refere-se ao conhecimento mínimo sobre radiologia. Respostas incorretas, incoerentes ou sem coesão foram consideradas incorretas.
     A questão 2 refere-se a um dos conceitos chave do material de referência para a avaliação teórica. A questão permitiu variáveis níveis de gradação da qualidade da resposta.
     A questão 3 refere-se a um dos conceitos chave do material de referência para a avaliação teórica. A questão permitiu variáveis níveis de gradação da qualidade da resposta.
Acadêmicos que concluíram ou estavam em curso da disciplina de Imaginologia receberam avaliação mais criteriosa para as questões 2 e 3. Para os demais candidatos, foram penalizados os casos de respostas incorretas, incoerentes ou sem coesão.
A questão 4 possuía 5 subitens, baseando-se na capacidade do acadêmico de localizar as lesões intratorácicas baseado na interpretação do material disponibilizado. Os subitens b e c permitiam duas respostas possíveis, os outros, apenas uma resposta possível.
A questão 5 possuía 8 subitens, baseando-se na capacidade do acadêmico de compreender patologicamente o conceito de broncograma aéreo e sua aplicação na radiologia torácica, sendo totalmente baseado no material disponibilizado.
A questão 6 possuía 2 subitens, baseava-se na capacidade do acadêmico de dissertar sobre os achados radiológicos ou patológicos que justificassem duas das respostas da questão anterior. Doenças consideradas no grupo errado foram penalizadas. Foram penalizadas descrições incorretas, incoerentes ou sem coesão.
Avaliação teórica da primeira etapa
Nota máxima ..........................................................................................................................20 pontos
Nota mínima ...........................................................................................................................12 pontos
Observações:

A pontuação da entrevista baseava-se na média obtida das três avaliações realizadas durante a entrevista: Orientadora, Presidente e Vice-Presidente (Tesoureiro). A explicação sobre a pontuação e distribuição dos pontos encontra-se no documento de título (Modelo de Questionário e Quesitos para Correção da Entrevista), em anexo ao presente texto.

(Prova de Seleção Teórica)
2015/2016

1.Descreva os quarto padrões básicos de densidades radiológicas, por ordem crescente de índices de atenuação.
2.Defina o Sinal da Silhueta e seu uso.
3.Descreva o Sinal do Broncograma Aéreo.
4.Localize a lesão pulmonar de acordo com a borda apagada/obliterada para os seguintes casos:
a.       Pneumonia obliterando borda cardíaca esquerda;
b.      Consolidação oblitera botão aórtico (arco aórtico);
c.       Consolidação na base direita que não apaga borda do coração, mas apaga outra estrutura;
d.      Consolidação na base pulmonar direita obliterando o coração;
e.       Pneumonia obliterando a aorta descendente.
5.Nas situações abaixo, ocorre ou não formação de broncograma aéreo?
f.       Pneumonia bacteriana (lobar);
g.      Pneumonia tuberculosa;
h.      Todos os brônquios cheios de secreção em lobos consolidados;
i.        Enfisema pulmonar;
j.        Asma;
k.      Atelectasia inicial (colapso pulmonar);
l.        Bronquiectasia;
m.    Lesão torácica extrapulmonar.
6.Escolha duas situações da questão acima e justifique a resposta.

Respostas Esperadas
1.Gás (ar), gordura, tecidos moles (líquido) e metal ou Gás, gordura, tecidos moles, osso e metal.
2.O sinal da silhueta consiste na perda da interface anatômica entre duas estruturas devido a perda do gradiente de atenuação entre elas. Seu uso baseia-se na possibilidade de localizar lesões intratorácicas por meio de uma radiografia em PA.
3.O sinal do broncograma aéreo consiste na visualização de brônquios aerados devido acúmulo de secreção ou colapso de brônquios adjacentes.
4.Repostas possíveis:
a.       Língula
b.      LSE/LIE
c.       LID
d.      LM
e.       LI/LIE
5.Formam broncograma aéreo: a, b e f
6.Várias respostas possíveis.

(Modelo do Questionário e Quesitos para Correção)

  CANDIDATOS

Bianca Lisa de Faria
Bruno Augusto Pereira Nogueira Santos
Felipe Antônio de Oliveira
Fernando Astrogildo de A. P. Braconense
Geny Tranin
Henrique Fernandes Cambraia Ribeiro
Maria Eliza Machado Romeros
Saryta Layla Castro Silvas
Thássia Ferreira
Túlio Henrique da Cruz
Prova Escrita


       0/20
NOTA


       0/20
PERGUNTA
AVALIAÇÃO DO CANDIDATO
PONTUAÇÃO PERGUNTA
PONTUAÇÃO CANDIDATO
1.      Qual seu principal interesse em tornar-se um membro da liga?
Quesito avalia interesse e comprometimento esperado em relação à liga de radiologia.
2,0
0-2,0
2.      Que vantagens você enxerga em, possivelmente, ser integrante da liga?
Quesito avalia a possibilidade de dedicação do candidato em relação às atividades da liga de radiologia.
3,0
0-3,0
3.      Qual seu nível de conhecimento acerca da Língua Inglesa/Outro idioma? Você teria algum problema em ler e dissertar acerca de um artigo científico em inglês?
Quesito avalia as práticas do candidato em línguas estrangeiras. Devido as publicações de maior fator de impacto serem internacionais, o domínio de outros idiomas contribui na pesquisa e extensão científica.
2,0
0-2,0
4.      Qual seu nível de interesse na área científica, em termos de publicações de artigos científicos e realização de projetos de pesquisa? Justifique
Quesito avalia a capacidade do candidato em compreender a importância da prática médica baseada em evidências (MBE) base do raciocínio clínico contemporâneo.
3,0
0-3,0
5.      Qual a importância de um projeto de extensão? É importante que haja um projeto de extensão, na área da radiologia ou patologia, na região de Itaúna?
Quesito avalia o conhecimento sobre as modalidades de projeto de pesquisa e extensão e metodologia do trabalho científico, pois isso permite maior interação ambiente acadêmico e sociedade.
2,0
0-2,0
6.      Qual a importância da Radiologia/ Diagnóstico por Imagem atualmente?
Quesito avalia a compreensão das práticas em radiologia para a determinação do diagnóstico e terapêutica do paciente.
5,0
0-5,0
7.      De que maneira um bom conhecimento teórico-prático da Anatomia Patológica pode ser benéfico para o estudo e melhor compreensão das patologias e do diagnóstico por imagem?
Quesito avalia a compreensão do candidato sobre as implicações das correlações anatomia-patologia-clínica-radiologia como base das melhores práticas clínicas baseadas em evidências.
3,0
0-3,0