domingo, 11 de fevereiro de 2018

Dor torácica bilateral


Comentários (11)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Radiográfica convencional posição lordótica, obliteração do recesso costofrênico com presença de hiperidensidade na porção dependente, sinal do menisco, sinal da silhueta com o diafragma e borda cardíaca direita. Ausência de visualização da trama vascular o que sugere derrame pleura associado a atelectasia de no hemitórax D com derrame pleural e hemitórax E. ´´ DD Derrame Infrapulmonar ´´ .
Método de diagnostico: radiografia convencional
Provável diagnóstico: derrame pleural
Descrição da radiografia:
- Radiografia realizada em ortostatismo com incidência anteroposterior, com penetração adequada mas observa-se que o paciente encontra-se inclinado isso pode ser identificado pela inclinação das clavículas. No hemitórax direito há obliteração do seio costofrenico, sinal da silhueta em toda a cúpula diafragmática direita, formacao do sinal do menisco e diminuição do espaço intercostais, esses sinais são indicativos da presença de derrame pleural direito, e também pode ser observado atelectasia passiva do pulmão direito em consequência ao derrame, essa atelectasia não gerou desvio da traqueia e do mediastino porque tem-se dois fatores antagonicos o mediastino é empurrado pelo derrame contralateralmente e a atelectasia puxa homolateralmente. No hemitórax esquerdo observa-se obliteração do seio costofrenico, sinal da silhueta com a cúpula diafragmática esquerda sendo indicativo de derrame pleural esquerdo.
Radiografia realizada em ortostatismo. Demonstrando hiperdensidade na área inferior direita, com sinal da silhueta com a borda cardíaca direita e hemicúpula diafragmática direita. Há também obliteração dos dois recessos costofrênicos, além disso há presença do sinal do menisco. Os vasos não estão visíveis.
Presença de sinal da silhueta com a hemicúpula esquerda.
Todos estes achados sugerem derrame pleural associado a atelectasia sem desvio do mediastino.
Radiografia realizada em ortostatismo.
Hemitórax direito com aumento de densidade no terço inferior, sinal da silhueta com a borda cardíaca direita e hemicúpula diafragmática direita, além de obliteração do recesso costofrênico. Também há presença do sinal do menisco ou parábola invertida. Sinais indicam derrame pleural. Não é possível a visualização de vasos, sugerindo atelectasia concomitante.
Hemitórax esquerdo apresenta obliteração do recesso costofrênico e sinal da silhueta com a hemicúpula esquerda.
Radiografia realizada em ortostatismo. Constata-se derrame pleural em hemitórax direito. Corroboram essa afirmação, a presença dos seguintes sinais: obliteração do recesso costofrênico, sinal do menisco ou da parábola invertida e sinal da silhueta, com consequente perda de definição do diafragma e da borda cardíaca direita. Trata-se, portanto de um derrame pleural em hemitórax direito verificado pela opacidade e pela impossibilidade de se visualizar vasos sanguíneos na região. Provavelmente há um quadro de atelectasia passiva associada.
No hemitórax esquerdo verifica-se um possível derrame pleural em lobo inferior esquerdo. Conclui-se isso em virtude da opacidade apresentada e pela obliteração do recesso costofrênico. Para confirmação, sugere-se radiografia em decúbito lateral esquerdo.
Radiografia realizada em ortostatismo.

No hemitórax direito podemos observar:

Presença de uma grande área de hiperdensidade / opacidade na porção dependente do pulmão, sendo possível observar sinal da silhueta com a hemicúpula diafragmática e com a borda cardíaca direita. Não é possível visualizar vasos sanguíneos na região acometida, o que sugere derrame pleural.

No hemitórax esquerdo podemos observar:

Área de hiperdensidade / opacidade na porção dependente do pulmão, o que sugere um possível derrame pleural, obliteração do recesso costofrênico com sinal da silhueta com a hemicúpula diafragmática esquerda.
Radiografia feita em ortostatismo.
Hemitórax direito com derrame volumoso com área de opacidade indicativo de hiperdensidade devido a isso não é possível visualizar os vasos sanguíneos. Observa-se sinal do menisco, além de sinal da silhueta com a hemicúpula diafragmática e borda cardíaca direita, obliteração do recesso costofrênico. Sugestivo de derrame pleural associado a atelectasia sem desvio de mediastino.
Hemitórax Esquerdo com opacidade em lobo inferior sugestivo de derrame infrapulmonar devido a presença de hemicúpula retificada. Apresenta ainda obliteração do recesso costofrênico e sinal da silhueta com hemidiafragma. Sugere-se realizar radiografia em incidência lateral.
Derrame pleural em hemitórax direito, que pode ser evidenciado pela região de opacidade(hiperdensidade), com obliteração do recesso costofrênico e sinal do menisco. Além disso, no hemitórax direito há o sinal da silhueta com a cúpula diafragmática direita e a borda direita do coração. Não se visualiza vasos sanguíneos na regiao de opacidade do hemitorax direito pela dimensão do derrame pleural e possível atelectasia associada. Possível derrame pleural no hemitórax esquerdo, com obliteração do recesso costofrênico, pode ser confirmado com a radiografia em decúbito lateral esquerdo com raios horizontais.
Acho que derrame pleural em hemitórax direito, porém como teve atelectasia do pulmão direito não fez desvio do mediastino, Acho que é uma cardiomegalia associada aí que está deixando esse hemitórax esquerdo com um aspecto anormal.
RX REALIZADO EM ORTOSTATISMO
HEMITÓRAX D:
- PRESENÇA DE HIPERDENSIDADE EM POSIÇÃO DEPENDENTE .
- OBLITERAÇAO DO RECESSO COSTOFRÊNICO
-SINAL DO MENISCO OU DA PARÁBOLA INVERTIDA
-SINAL DA SILHUETA COM O DIAFRAGMA E BORDA CARDÍACA D
-AUSÊNCIA DE VISUALIZACÀO DE VASOS NA REGIAO DE OPACIDADE SUGERINDO DERRAME
PLEURAL ASSOCIADO A ATELECTASIA .
-DESVIO MEDIASTINALCONTRALATERAL?

HEMITÓRAX E:
-DERRAME PLEURAL EM REGIÃO INFERIOR?
- OBLITERAÇAO DO RECESSO COSTOSTOFRÊNICO
- SINAL DA SILUETA COM DIAFRÁGMA
-HEMICÚPULA RETIFICADA SUGERINDO DERRAME INFRAPULMONAR?
RX REALIZADO EM ORTOSTATISMO
HEMOTÓRAX D:
- PRESENÇA DE HIPERDENSIDADE EM POSIÇÃO DEPENDENTE .
- OBLITERAÇAO DO RECESSO COSTOFRÊNICO
-SINAL DO MENISCO OU DA PARÁBOLA INVERTIDA
-SINAL DA SILHUETA COM O DIAFRAGMA E BORDA CARDÍACA D
-AUSÊNCIA DE VISUALIZACÀO DE VASOS NA REGIAO DE OPACIDADE SUGERINDO DERRAME
PLEURAL ASSOCIADO A ATELECTASIA .
-DESVIO MEDIASTINALCONTRALATERAL?

HEMITÓRAX E:
-DERRAME PLEURAL EM REGIÃO INFERIOR?
- OBLITERAÇAO DO RECESSO COSTOSTOFRÊNICO
- SINAL DA SILUETA COM DIAFRÁGMA
-HEMICÚPULA RETIFICADA SUGERINDO DERRAME INFRAPULMONAR?
-

Postar um novo comentário

Comments by